quinta-feira, 28 de junho de 2012

CHURRASCO CAIPIRA ( OU DE VARA)

Um pouco de história:
Nos idos de 1840, época do nascimento da cidade de Mococa -sp-br, esse churrasco caipira era servido nas festas e faziam muito sucesso. Evidentemente o churrasco era feito com muitos cortes do boi, mas hoje, a preferencia é pelo alcatra. Também não existia espetos de metal, então  êles usavam paus com forquilha ou bambú verde cortado em vras de aproximadamente 1,20m com um dedo de largura, com a ponta afiada.
A churrasqueira era feita cavando-se um buraco no chão de aproximadamente 50cm de profundidade, com largura de 60cm e o comprimento variava de acordo com a quantidade de carne que iriam servir.
Fincavam-se paus em volta do buraco e travessas sobre eles de forma a ficar como uma mesa sem tampo, cuja altura do solo era de aproximadamente de 80cm. Os "antigos" sempre usavam lenha seca para fazer o braseiro. Ateavam fogo e após uns 40 min. já era possível começar a assar as carnes.
O churrasco caipira era bem temperado e "curtido" por um dia em tinas de madeira (barris cortados no meio). Espetava-se os bifes abertos na forquilha ou bambú e colocava-se sobre a "mesa" em cima do braseiro. O churrasqueiro se encarregava de virar o espeto de vez em quando para evitar a queima da carne. Logicamente as pontas dos bifes ficavam mais "passadas" que o centro e isso dava um toque todo especial no sabor no bife.
Se você tiver dificuldade em assar a carne no espeto de bambú, pode trocá-lo pelo de metal ( perde-se todo o charme ) e também pode usar uma grelha para apoiar o bife e deixá-lo mais "aberto", o que vai facilitar na hora de comer, pois os "antigos" usavam cortar a carne com as mãos ou cortavam com canivete.

INGREDIENTES:

1 kg de alcatra cortada em bifes
1 dente de alho (grande) espremido
100 ml de óleo
20 gr de sal refinado
2 limões (cravo ou taiti) espremidos ou 100 ml de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) de pimenta do reino moida na hora
1 colher (chá) de pimenta dedo de moça curtida picadinha

MÃOS À OBRA:

Junte todos os temperos em uma vasilha funda e mexa bem. Coloque a carne, tomando o cuidado para que cada bife receba tempero por igual. Tampe com um pano e deixe curtir em um lugar ventilado por umas 2 horas. Se você for assar a carne no dia seguinte, leve para a geladeira, revirando a carne  pelo menos uma vez, e retire umas 2horas antes de levar para o braseiro.
Cuidado ao comprar o vinagre pois existem vários tipos e o mais comercializado é o vinagre de alcool que aqui não se usa: leia o rótulo da embalagem.
Dica: como a carne já é temperada, não sirva vinagrete, senão haverá um grande prejuizo para o sabor do churrasco caipira! Acompanhe com um arroz branco, farofa, salada de folhas e pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário